Por que contratar um Laudo de Avaliação?

Conheça os 5 principais motivos pelos quais você pode precisar de um Laudo de Avaliação de Imóvel!

Laudo Avaliação - Motivo 1

Trâmites que envolvam imóveis, principalmente no caso de venda, costumam envolver uma negociação permeada por muitas contrapropostas. Dispor, então, de um Laudo de Avaliação é uma grande vantagem – ele pode ser apresentado para dar base ao valor estipulado pelo vendedor. Além disso, o proprietário passa a conhecer o valor real de mercado do seu imóvel e pode compreender exatamente se está o vendendo por um preço acima ou abaixo do seu valor. Desta forma, passará longe de uma negociação mal sucedida, obtendo melhor resultado em seu negócio. É justamente por isso que o recomendado é sempre buscar a correta avaliação de um imóvel para que, após saber seu valor real, se coloque à venda ou para locação.

Laudo Avaliação - Motivo 2

Em situações especiais, como nos casos de divórcio ou de divisão de herança em que haja discordância sobre o valor de um imóvel herdado ou compartilhado, o Laudo de Avaliação é essencial, pois ele apresenta um valor real e preciso calculado por um profissional com base em conhecimentos mercadológicos e científicos específicos para o imóvel em questão.

Laudo Avaliação - Motivo 3

O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é cobrado sempre que há transmissão onerosa (como no caso de vendas) da propriedade ou domínio útil de bens imóveis e incide sobre o valor do imóvel.

Para que se possa fazer o registro de um imóvel adquirido é obrigatório que se pague o ITBI.

O valor do ITBI é estabelecido a partir do valor do imóvel. Esse valor serve de base de cálculo do imposto. A avaliação do imóvel é feita pela própria prefeitura e sobre essa avaliação aplica-se a alíquota.

O ITBI é um imposto municipal e por isso varia de acordo a localidade do imóvel. Em Vitória/ES, por exemplo, “as alíquotas do imposto são de 1%, na transmissão de imóvel adquirido através do sistema de cooperativa habitacional; e 2%, nas demais transmissões” (fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/empreendedor/itbi  em janeiro de 2016).

Muitas vezes acontece de o contribuinte (o novo proprietário do imóvel que precisa pagar o ITBI para registra-lo) não concordar com a avaliação feita pela prefeitura. Neste caso, é possível requerer avaliação contraditória protocolando a solicitação junto à prefeitura, apresentando as alegações e provas que julgar pertinentes. Para tanto, o Laudo de Avaliação elaborado por um profissional qualificado é bastante eficiente em embasar à discordância.

Importante observar que cada prefeitura tem o seu próprio protocolo e procedimento padrão para os casos de não concordância, variando de acordo com o município. Desta forma, o primeiro passo quando não se concorda com a avaliação realizada é se informar na prefeitura do município o que pode ser feito para requerer a avaliação contraditória.

Laudo Avaliação - Motivo 4

Quando o proprietário não concorda com o valor atribuído ao imóvel pelo banco no caso de permuta de imóveis ou de inadimplência, pode-se requerer um Laudo de Avaliação de um terceiro profissional para contestação do valor atribuído pelo banco e acordo final.

Laudo Avaliação - Motivo 5

Instituições podem requerer o Levantamento Patrimonial com a finalidade de comprovar sua existência física, a integridade das informações contábeis e/ou para ter informações precisas sobre o valor que possui em bens (fator que faz toda a diferença em uma boa gestão!). Pessoas físicas podem requerer este serviço para fins contábeis, gerenciais, seguros e garantias. O processo de Levantamento Patrimonial consiste no registro do imobiliário ou dos bens duráveis do requerente através do levantamento, identificação, caracterização e avaliação. Neste contexto o Laudo de Avaliação embasa e comprova o valor (em patrimônio) que o requerente possui.

Além destes fins, o Laudo de Avaliação pode ser requerido em mais uma diversidade de situações como no caso de inventários, dissolução de sociedade, cobrança de tributos, seguros, hipotecas, estudos de dinâmica imobiliária, leilão, entre outros.

Quer conhecer mais sobre o trabalho de avaliação? Acesse: Avaliação de imóveis – quanto vale o seu?

Está precisando de um Laudo de Avaliação do seu imóvel?

Preencha nosso formulário e solicite um orçamento!




Serviço a ser executado (obrigatório)

Anexe aqui projetos, plantas, fotos ou arquivos que possam auxiliar na elaboração do orçamento:



Ou entre em contato:

(27) 3100-0001 | (27) 99805-1467
contato@zandonello.com.br

 

 

 

Comentarios

comentarios