Engenharia Diagnóstica: o que é e qual a sua importância?

Se você é proprietário de imóvel e busca:

 Valorizar seu patrimônio

 Garantir bem estar e segurança a você e sua família

 Manter e conservar seu imóvel com economia

♦  Evitar preocupações e gastos excessivos 

Então você precisa conhecer a Engenharia Diagnóstica em Edificações, uma ferramenta fundamental para a valorização, conservação e manutenção de imóveis e edifícios.

Leia este artigo e saiba exatamente como esta importante ferramenta pode te ajudar!

A atividade da Engenharia Diagnóstica é conhecida como o “checkup” das edificações e pode, para efeito de esclarecimentos, ser comparada com a Medicina. Neste caso, o trabalho do engenheiro civil especializado pode ser comparado ao de um clínico geral – sim, assim como o corpo humano, as edificações também precisam manter um estado saudável para o seu correto desempenho. Neste “checkup” o profissional de engenharia, assim como na atividade médica, analisa e avalia o corpo do edifício e seus diversos componentes construtivos como sendo o seu “paciente”.

Ainda em comparação com a Medicina, assim como esta, a Engenharia Diagnóstica também inclui diversas etapas: o registro, a análise, o atestado, o diagnóstico e a prescrição.

Estas etapas constituem as 5 ferramentas da Engenharia Diagnóstica e são usualmente classificadas de acordo com a progressividade, ou seja: a vistoria registra a condição do imóvel, a inspeção a analisa, a auditoria atesta eventuais desconformidades, a perícia diagnostica os problemas encontrados e a consultoria prescreve as soluções para os mesmos.

progressividade-engenharia-diagnostica

Desta forma, para cada necessidade é indicada uma ferramenta específica da Engenharia Diagnóstica de acordo com o disposto a seguir:

engenharia-diagnostica-ferramenta-1

A vistoria técnica dá-se através da inspeção tátil-visual das condições aparentes da edificação, podendo contar, eventualmente, com o uso de alguns equipamentos e ferramentas não invasivas. Ou seja, não é capaz de detectar vícios, defeitos ou anomalias ocultas.

Dentro do escopo da vistoria enquadra-se a constatação e registro em laudo técnico das condições físicas aparentes da edificação, não englobando qualquer análise ou classificação das anomalias e falhas, nem exames ou testes para detecção de suas causas e origens, tampouco as recomendações técnicas para solução do problema.

 Desta forma, é indicada em especial para:

» Atraso de obra

para edifícios ou imóveis que ainda estão em atraso quanto ao prazo de conclusão da obra e entrega aos proprietários.

» Conclusão e entrega de obra

→ para edifícios ou imóveis que estão sendo entregues pela construtora aos proprietários.

» Acionamento de garantia

→ para edifícios em fase de garantia (até 5 anos).

» Venda e locação de imóvel

→ na comercialização ou locação de apartamentos, lojas, casas, salas comerciais, etc.

engenharia-diagnostica-ferramenta-2

A Inspeção Predial é feita de forma preventiva nas edificações, diminuindo o risco de acidentes prediais, auxiliando no direcionamento de investimentos em reparos e reformas e adequando o plano de manutenção às reais necessidades do edifício.

O trabalho de inspeção, assim como a vistoria, possui caráter tátil-visual e não emprega ensaios tecnológicos para sua realização de forma que não são levantadas as causas e origens das anomalias e falhas constatadas nem prescritas soluções para as mesmas.

A inspeção registra e analisa os problemas construtivos existentes em um imóvel em uso, classificando-os de acordo com o grau de risco e determinando uma ordem de reparos e intervenções adequada para que os problemas mais graves sejam corrigidos com prioridade e os demais de acordo com o orçamento disponível. Seu principal objetivo é avaliar e identificar o estado geral da edificação e de seus sistemas construtivos, analisando seus aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação e manutenção, utilização e operação.

O recomendado é que seja realizada de forma periódica nos edifícios como forma de prevenção de suas boas condições através de um adequado plano de manutenção.

engenharia-diagnostica-ferramenta-3

O trabalho de auditoria possui natureza tipicamente comparativa, dando-se através da constatação da real situação e condição do imóvel ou edifício para compará-las aos projetos comercializados, às normas técnicas e legislações vigentes, aos critérios de qualidade e boas práticas de construção, entre outros.

Desta forma, tem como foco atestar ou não a conformidade da edificação quanto às expectativas e exigências de seus usuários.

É recomendada especialmente para:

» Conclusão e entrega de obra

→ para edifícios ou imóveis que estão sendo entregues pela construtora aos proprietários.

» Acionamento de garantia

→ para edifícios em fase de garantia (até 5 anos).

» Edificações em uso

→ para a manutenção e conservação de edifícios.

engenharia-diagnostica-ferramenta-4

A perícia trata-se de uma análise mais completa e detalhada se comparada aos trabalhos de vistoria, inspeção ou auditoria.

Seu escopo inclui a execução de testes, exames e ensaios tecnológicos para a investigação e determinação das causas e origens de eventuais anomalias e falhas nas edificações. Possibilita, assim, um diagnóstico preciso e completo dos problemas construtivos existentes de forma a evitar retrabalhos, gastos desnecessários e mitigar o ressurgimento do problema – problemas estes ligados a deficiência no diagnóstico das falhas.

O trabalho de perícia é empregado com evidente sucesso na determinação das responsabilidades pelas falhas e anomalias estudadas.

Além disso, é amplamente utilizado nos processos de reparos, recuperações e reforços nas edificações.

engenharia-diagnostica-ferramenta-5

Trata-se do trabalho de maior complexidade. Da mesma forma que ocorre na perícia, a consultoria determina as causas e origens das falhas e anomalias de uma edificação através de estudo técnico minucioso utilizando ensaios e testes tecnológicos como artifício.

No entanto, vai além do escopo da perícia, prescrevendo as recomendações técnicas para solução do problema.

Em termos práticos, além de diagnosticar o problema construtivo, prescreve para o gestor ou usuários da edificação a forma tecnicamente adequada de solucioná-lo.

Desta forma, é altamente recomendada para a correção dos problemas construtivos de uma edificação ou imóvel.

Está interessado em valorizar o seu imóvel e conservar sua segurança e bem estar?


A Zandonello Engenharia pode te ajudar!

Preencha nosso formulário e solicite um orçamento!




Serviço a ser executado (obrigatório)

Anexe aqui projetos, plantas, fotos ou arquivos que possam auxiliar na elaboração do orçamento:



Ou entre em contato:

(27) 3100-0001 | (27) 99805-1467 
contato@zandonello.com.br

Leia mais sobre a Engenharia Diagnóstica:

INSPEÇÃO PREDIAL: MUITO MAIS QUE UMA NOVA LEI

Inspeção predial: o check-up das edificações

Trincas: um problema que vai muito além do fator estético