Avaliação de imóveis – quanto vale o seu?

Quando se pensa em vender ou locar um imóvel, logo vem à mente a pergunta: “mas quanto vale o meu imóvel?”
Desta forma, se você pensa em vender, comprar, locar ou alugar algum imóvel, você precisa conhecer o trabalho de avaliação – um excelente indicador de mercado e um ótimo começo para uma negociação de sucesso!

avaliação

 

Existem diversas opções para avaliar o seu imóvel, desde técnicas mais superficiais até as mais apuradas e precisas.

As primeiras são indicadas para quem quer ter apenas uma noção sobre o valor do seu patrimônio. Já, as mais apuradas são indicadas para quem deseja uma maior precisão na precificação do imóvel.

Geralmente, quando um imóvel é colocado à venda ou para locação em uma imobiliária, os corretores visitam o imóvel e sugerem o valor ao proprietário de acordo com o conhecimento mercadológico de que eles dispõem.

Por outro lado, quando o trâmite ocorre sem o intermédio da imobiliária, o que se faz via de regra é pesquisar preços de imóveis similares em locais próximos tendo assim uma ideia do valor do imóvel sem preciosismo.

No entanto se a intenção é saber o valor real do imóvel para embasar as negociações, é possível solicitar uma avaliação documentada e precisa, chamada de Laudo de Avaliação de Imóvel. Este documento é feito por um profissional qualificado que determina tecnicamente o valor do imóvel em questão através de métodos científicos e princípios da matemática estatística. Para tanto o profissional coleta as informações necessárias no mercado e, pela aplicação de conhecimentos matemáticos e científicos, calcula o valor real do imóvel, emitindo um laudo que contempla, além do resultado da avaliação, toda a memória de cálculo, as informações levantadas sobre o imóvel e um estudo mercadológico sobre a região onde este imóvel está inserido. No Laudo, o valor do imóvel, obtido de forma clara e precisa, é explicado em detalhe, incluindo dados da sua estrutura e conservação, características construtivas e informações sobre zoneamento, infraestrutura e mobilidade urbana.

Trâmites que envolvam imóveis, principalmente no caso de venda, costumam envolver uma negociação permeada por muitas contrapropostas. Dispor, então, de um Laudo de Avaliação é uma grande vantagem – ele pode ser apresentado para dar base ao valor estipulado pelo vendedor. Além disso, o proprietário passa a conhecer o valor real de mercado do seu imóvel e pode compreender exatamente se está o vendendo por um preço acima ou abaixo do seu valor. Desta forma, passará longe de uma negociação mal sucedida, obtendo melhor resultado em seu negócio. É justamente por isso que o recomendado é sempre buscar uma correta avaliação de um imóvel para que, após saber seu valor real, se coloque à venda ou locação.

Em situações especiais, como nos casos de divórcio ou de divisão de herança em que haja discordância sobre o valor de um imóvel herdado ou compartilhado, o Laudo de Avaliação é essencial. No caso de permuta de imóveis ou de inadimplência – quando o proprietário não concorda com o valor atribuído ao imóvel pelo banco – o Laudo de Avaliação também apresenta-se como um instrumento de extrema importância.

Em resumo, o objetivo da avaliação de imóveis é a determinação técnica do valor de um bem, englobando uma variedade de situações – inventários, dissolução de sociedade, operações de compra e venda, aluguel, cobrança de tributos, seguros, hipotecas, estudos de dinâmica imobiliária, entre outros – podendo ser empregada em terrenos para habitação ou comércio, casas, apartamentos, salas e prédios comerciais, lojas, condomínios, galpões e etc.

Avaliar o patrimônio é uma tarefa que requer alta qualificação profissional, vasto conhecimento científico e constante atualização tecnológica. Uma boa avaliação exige que o profissional domine não somente o funcionamento do mercado onde o imóvel está situado, mas também as ferramentas matemáticas específicas envolvidas nos cálculos. Somente assim se pode alcançar a precisão dos valores venais e locativos dos imóveis – requisito fundamental para um negócio de sucesso.

avaliação2

 

Quer saber quanto vale o seu imóvel?

A Zandonello Engenharia pode te ajudar!

Nossos Laudos de Avaliação, feitos por engenheiros altamente qualificados, atendem rigorosamente à Norma Brasileira para Avaliação de Bens da Associação Brasileira de Normas Técnicas (a NBR 14.653 da ABNT) e às normas para Avaliações do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia – IBAPE.

Preencha nosso formulário e solicite um orçamento!




Serviço a ser executado (obrigatório)

Anexe aqui projetos, plantas, fotos ou arquivos que possam auxiliar na elaboração do orçamento:



Ou entre em contato:

(27) 3100-0001 | (27) 99805-1467 
contato@zandonello.com.br

 

Comentarios

comentarios